segunda-feira, 24 de junho de 2013

Internet - Lugar de criança?

Olá, pessoas!

Hoje eu fiquei chocado e feliz ao ver a quantidade de visitas que meu blog teve ao longo desses 4 dias de vida, foi algo que me deixou bastante feliz. :)

Mas o assunto que eu venho abordar hoje é bastante complicado, e acho que alguns de vocês já pensaram nisso, e se não pensaram, irão. Será que nossos filhos, sobrinhos ou amiguinhos estão entrando muito cedo na internet?

O ponto é o seguinte: semana passada eu tava navegando no Facebook ( coisa rara pra mim esses dias... ), e me deparei com uma cena inusitada, e cômica, pra não dizer trágica. Um garoto de mais ou menos 10 anos, usando uma máscara do Guy Fawkes. Vocês podem pensar "Poxa, Thom! O que é que tem? Deixa o moleque!". Mas venhamos e convenhamos, o tal moleque sabe ao menos do que se trata? Não que eu esteja querendo tomar o lugar da mãe e do pai desse garoto, mas deveriam supervisionar o que o jovenzinho faz na internet.

Pois bem, isso é algo que tem de ser ensinado desde criancinhas mesmo, que existe idade pra determinada coisa, que aquilo que ele vê na tv ou  na internet é algo feito por pessoas adultas, e que são donas do seu próprio caminho, por assim dizer. Elas decidem o que tem de fazer, ao contrário das crianças, que aprendem por exemplo. E o exemplo que os pais estão dando quando deixam sua tv ou pc como babás deles, faz a gente pensar a que ponto nós chegamos na criação deles. Os videogames são legais, dependendo de qual jogo a criança joga, pode torná-la mais agressiva ou mais inteligente. E eu acho que um site como Facebook ou Twitter, que todos estamos cansados de ver tantos e tantos casos de pedofilia na internet, não sejam lugares pra os nossos pequenos guerreiros.

Em vez de deixá-los sozinhos usando a máquina, por que não sentam ao lado deles e conversam? Tentem ajudá-los a entender o que se passa ali, ajudem a solucionar um problema no jogo, a fazer uma pesquisa pra escola, ou até mesmo desenhar! Garanto que, mais cedo ou mais tarde, isso refletirá no sentimento que eles tem por vocês.

Repito, não os privem das coisas boas que vemos por aqui, mas sim das malícias da internet e da tv!

Espero que tenham gostado, e se possível, repassem pra os amigos e conhecidos. Vida longa e próspera!

2 comentários:

  1. Concordo com o ponto de vista. Dia desses me vi assustado por ouvir crianças cantando aquelas músicas da moda,que sua letra parece nitidamente narrar uma relação sexual. Assim como nós, as crianças estão vivendo num mundo onde a informação é exagerada. Observar o que esta criança consome, em aspecto mediático compete a cada pai e mãe desta sociedade que vivemos.

    ResponderExcluir